Perda de nitidez da visão após os 50 anos tem nome: Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma doença genética, que afeta principalmente os cinquentões de pele clara. Sua gravidade pode ser influenciada pela exposição ao sol, cigarro, alimentação (falta de vitaminas), obesidade, doenças cardiovasculares e associação a doenças metabólicas e circulatórias como diabetes e hipertensão arterial. Estima-se que 2,9 mi de indivíduos com mais de 65 anos sofrem desse mal no Brasil.

Causa

Mácula é uma região do centro da retina, ligada à nitidez. As células sensíveis à luz, conhecidas como fotorreceptoras, convertem a luz em impulsos elétricos, que são transferidos para o cérebro por meio do nervo ótico. A DMRI ocorre quando as células fotorreceptoras, como o próprio nome da doença diz, são degeneradas.

 

Leia mais: http://retinabrasil.org.br/site/doencas/degeneracao-macular-relacionada-a-idade/

Sintomas

Além de um embaçamento, percebe-se que linhas retas podem parecer distorcidas ou deformadas. Com a progressão da doença, manchas negras podem se formar no campo visual central. Em geral, se um olho tem DMRI, o outro também irá desenvolvê-la. Existem dois tipos: DMRI Seca (atrófica) e DMRI Exsudativa (hemorrágica).

DMRI Seca (atrófica)

É a forma mais comum: acomete 90% dos pacientes. Caracteriza-se pela atrofia das células e acúmulo de restos metabólicos conhecidos como drusas, que lentamente levam à perda da visão.

DMRI Exsudativa (hemorrágica)

Agressiva, causa a perda súbita da visão. Além das alterações da seca, há também hemorragias e acúmulo de líquido em razão do surgimento de vasos sanguíneos anormais sob a retina.

Tratamento

Por se tratar de uma doença genética, não existe cura. Na forma seca é realizado acompanhamento e exames periódicos, suplementação vitamínica e auxílios ópticos (lupas). Na exsudativa, há a possibilidade da aplicação intravítrea de antiangigênicos.

 Diagnóstico

Você pode testar agora mesmo se tem DMRI, com a Tela de Amsler. Se você tem acima de 50 anos, coloque seus óculos para enxergar de perto (caso os use) e tape um dos olhos com a mão. O outro deve focar o desenho abaixo. Depois inverta, e faça o teste com o outro olho.

Quem tem Degeneração Macular Relacionada à Idade verá as grades distorcidas ou manchas na área central.


Fonte: Hemocord.com.br

 Ficou em dúvida? Esclareça suas questões e descubra se você tem DMRI com os especialistas da Konno Oftalmologia. Entre em contato e agende sua consulta.

Eliana Loureiro